quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mudança de Paradigma



 Ainda é cedo para se falar de grandes mudanças, só passaram dois meses desde as eleição de Bruno de Carvalho (BdC), mas o novo presidente do Sporting parece mesmo decidido a romper com o rumo que o clube tem levado nestes últimos anos - ou décadas.

 A mudança para ocorrer verdadeiramente, e não passar de um conjunto de simpáticas boas intenções, vai demorar algum tempo, e dar muita dor de cabeça aos seus intervenientes (o presidente já admitiu que o próximo ano será o "ano horríbilis" para si e para a sua equipa"), contudo, a maior dose de aspirinas terá de ser dada àqueles que têm feito do Sporting um bombo da sua festa. Nesses a dor será bem forte.

 Com a recente bipolarização da liga portuguesa, o Sporting viu-se relegado para segundo plano, como tal (talvez devido à rivalidade histórica) as últimas direções optaram pela aproximação ao rival do Norte em detrimento do da Segunda Circular, opção mais desastrosa não poderia ter havido.

 Pinto da Costa (PC) é um exímio defensor dos interesses do seu clube, nenhum passo, nenhuma declaração, nenhuma decisão é feita sem que os interesses dos F.C Porto saiam por cima, quem adere a esta politica é considerado amigo, quem faz frente vai para a lista negra. Ora, o clube de Alvalade escolheu ser um simpático amigo, com presidentes a elegerem o homem do Norte como modelo presidencial a seguir, transferências inacreditáveis a serem efetuadas, um capitão e símbolo da formação a forçar usar azul, e um constante silêncio em assunto que não agradavam ao "chefe". Tudo isto teve um denominador comum, o beneficio dos Dragões, que assim conseguiram um gigante aliado na guerra contra o rival lisboeta. Perfeito para a estratégia divisionista azul e branca.

 Pois bem, a recente troca de palavras entre BdC e PC a propósito dos valores da transferência de João Moutinho para o Mónaco é muito mais que um simples fait-diver, é a estratégia de mudança que o presidente leonino quer implementar, a ganhar os primeiros contornos práticos. O objetivo não é criar inimigos, mas sim acabar com relações de vassalagem, o Sporting não é nenhum clube regional auto intitulado de grande que precisa das "migalhas do pai" para crescer, é um emblema com títulos, história e adeptos, que só tem de olhar para baixo na pirâmide clubística portuguesa.

 Obviamente que se o clube não possuísse os 25% da mais valia da transferência do médio português, este teria saído por um valor maior e James por um menor. PC defendeu os interesses do seu emblema, é completamente legítimo, mas aqui se vê o desprezo total por esta boa relação azul e verde. Outro presidente teria ficado com um falso sorriso na cara, e ignorado o que se passou, BdC achou por bem fazer cara feia.

 Este foi o primeiro acontecimento que permitiu ao novo presidente mostrar que o paradigma da história mudou, se os interesses do clube não são acautelados está aqui alguém para acautelá-los, o clube simpático acabou. O processo de mudança é longo e cheio de obstáculos, mas ou me engano muito ou veremos PC com vários ataques de azedume para com o leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário