segunda-feira, 1 de julho de 2013

O Samba voltou a encantar



 Era o duelo esperado desde que a Taça das Confederações se iniciou, nenhuma outra equipa podia comparecer a esta final. Ver os eternos senhores do futebol defrontar o atuais senhores do futebol no mítico recinto de nome Maracanã, era o desejo de qualquer amante do desporto rei.

 A partida começou de forma atípica com Fred a abrir o marcador logo aos 2 minutos, foi este o momento chave do encontro uma vez que daqui para a frente a turma espanhola nunca mais se encontrou; por outro lado os brasileiros galvanizados pelo golo madrugador e um apoio incansável dos seus adeptos partiram para o resto dos 90 minutos com uma super confiança, o samba que nos últimos anos tinha perdido algum brilho voltou a encantar o Maracanã.

 Só a partir do minuto 20 é que se viu uma Espanha a tentar entrar na partida, o tiki taka dava a posse de bola à equipa europeia mas sem grande perigo, e as constantes tentativas de aproximação à área brasileira por via de jogo vertical e direto nunca abonaram a favor da roja. Scolari montou um sistema de pressing constante que afastou os espanhóis da baliza de Júlio César, a primeira grande oportunidade dos campeões do mundo apenas surgiu ao minuto 40, com David Luiz a cortar em cima da linha de golo um remate de Pedro, nessa altura já o Brasil podia ter marcado por mais de uma vez. Em cima do final dos primeiros 45 minutos foi a vez de Neymar brilhar com um grande remate de pé esquerdo que deixou Casillas de mão esticada sem nada poder fazer, consagrando-se dessa forma como o melhor jogador da prova.

 Para a segunda parte esperavam-se alterações por parte de Vicente Del Bosque, de modo a alterar o botão off para on, contudo apenas Azpilicueta entrou para o lugar do amarelado Arbeloa e tudo se manteve na mesma, até o guião dos golos, pois Fred aos 2 minutos do segundo tempo fez o 3-0. Feito este resultado Xavi, Iniesta e companhia deram o jogo por perdido, enquanto a canarinha limitou-se a controlar as operações, havendo ainda tempo para Sérgio Ramos falhar um penalti  e Piqué receber ordem de expulsão direta.

 Neste primeiro aquecimento para a prova rainha, viu-se que é obrigatório colocar a seleção sul americana no vagão dos principais candidatos à conquista do título mundial, onde se encontra a Espanha que chegou a este encontro bastante fatigada física e psicologicamente, e pareceu menosprezar esta competição, a competição de Neymar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário