quinta-feira, 16 de maio de 2013

Começou o defeso, como irá acabar?



 Maio já vai a meio, os campeonatos estão praticamente decididos, a praia começa a dar sinais de vida, e as férias tomam conta da cabeça de todos nós. Estamos perto daquilo que uns chamam Verão e outros pré-época.

 No nosso país (como em tudo os outros países europeus)  o "cheiro" a nova temporada já paira no ar, os jornais entraram no famoso "modo defeso" (que é sempre uma época alta para as suas tiragens), todos os sonhos e fantasias de qualquer adepto são realizadas; o número de clubes interessados nos melhores artistas é quase infinito; e por fim lá chegam algumas noticias com fundo de verdade. Não adianta perder tempo a criticar, é este o mundo futebolístico.

 Os três grandes nacionais, apesar das realidades distintas que estão a viver, sabem que a crise está aí e com ela um sinal de proibição a qualquer aventura económica; Bruno de Carvalho, Luís Filipe Vieira, e Pinto da Costa já vieram dizer abertamente aos seus adeptos que as palavras de ordem são: contenção financeira. 

 Os dois rivais que ainda lutam pelo título têm muitos ativos na montra internacional, com valores de mercado altos e qualidade suficiente para se imporem nas melhores equipas europeias. Dos quatro cantos da Europa todos os clubes com a carteira gorda estão de olho nos craques "portugueses", deste modo a pré-temporada de Benfica e Porto vai ser movida pelas suas vendas, esse será o aspeto fulcral que condicionará a quantidade e o tipo de aquisições (sem nunca esquecer o tal sinal de proibido). A indefinição vai ser o maior inimigo dos dois emblemas, pois não saber se Moutinho, James, Matic, ou Cardozo sairão, causará grande stress a quem planeia a época. E o substitutos, como gastar "pouco" e conseguir a mesma qualidade? As saídas serão claramente aquilo que irá marcar o Verão destes clubes.

 Quanto ao Sporting o problema é o oposto, sem dinheiro para manter os orçamentos de anos anteriores, o presidente fez questão de avisar a razia que irá acontecer no atual plantel (Rui Patrício  Boulahroz, Rojo, Schaars, Adrien, Capel e Jeffrén julgo que farão no Domingo o último jogo oficial de leão ao peito), a equipa terá novas caras, mas com muita ginástica à mistura. O carrinho de compras leonino terá de chegar à registadora com muitos produtos em desconto, pois o talão é incompatível com contas caras. É nas aquisições que está a chave época sportinguista, sem a montra europeia, e com um teto salarial "baixo", a capacidade prospetiva e negocial de A.Inácio e B.Carvalho terá de vir ao de cima. Fica só o conselho (humilde conselho) para olharem, com olhos de ver, os bons jogadores do mercado interno.

 Os treinadores também são outra questão importante, que parece congelar o próximo Verão, Alvalade Luz e Dragão, vivem dias de indefinição, e se na Luz a coisa parece mais ou menos resolvida, pelo Dragão e (principalmente) em Alvalade, é muito provável a chegada de novos comandantes.

 Entre uns que se preocupam com a oferta e outros que se preocupam com a procura, o mercado de transferências português será aceso, mas a crise está feia e os clubes sabem disso, é portanto de prever que o saco dos craques em Portugal ficará mais leve.




Nenhum comentário:

Postar um comentário