sábado, 26 de junho de 2010

Jabulani, A Incrível

Jabulani, é assim o nome da bola deste Mundial 2010. Eu pedia uma pequena reflecção para este nome é que quando o ouço a primeira coisa que me apetece fazer é rir, parece que estamos a insultar alguém-"Já não gosto de ti seu grandessíssimo Jabulani"-

Isto das bolas terem vida própria em cada mundial até me tinha passado ao lado, até que neste mundial nasce uma Jabulani, atrevo-me a dizer que durante este mês de futebol as minhas atenções vão estar mais centradas na Jabulani do que no Mundial. Portanto pensado bem até se pode dizer que foi uma excelente jogada de marketing da Adidas, já que devia ser obrigatório toda agente comprar uma Jabulani só pelo simples facto de poder afirmar que tem uma Jabulani. Eu infelizmente não a comprei porque todos os meus amigos que costumam jogar a guarda-redes disseram que não gostavam nada dela porque fazia demasiados efeitos, é uma desilusão porque eu pensava que apenas os guarda-redes de alto nível é que se queixavam.

Queria por último lembrar ou informar sobre uma curiosidade, eu tenho familiares brasileiros e há uma palavra chamada "jaburu" que significa feio, quando pronuncio Jabulani lembro-me sempre dessa palavra e ponho-me a pensar, qual é que seria o nome mais bonito para tratar a bola? mas depois chego a conclusão que ambos os nomes são feios e por isso fico na mesma.

Depois de já ter feito os meus sinceros elogios à Adidas queria apenas referir que escolher apenas onze cores diferente para a bola foi muito simples, pois eu só distingo praí uma três, assim se tivessem optado por encher a bola com cinquenta cores diferentes talvez eu conseguisse distinguir umas onze.

2 comentários:

  1. Então não havia a Roteiro? E também a Teamgeist pá.

    A wikipedia diz que o nome Jabulani tem a ver com a alegria e felicidade.

    No que toca a Portugal, Jabulani só mesmo no jogo contra a Coreia. De resto, a Jabulani não corresponde à sua etimologia.

    ResponderExcluir
  2. Mas isso era só mais um mês e o Ronaldo habituava-se a ela, depois era Jabulani todos os dias.

    ResponderExcluir