quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Futebol por Terras de Sua Majestade

Isto do melhor campeonato do mundo é algo muito subjectivo, cada pessoa faz o seu juízo de valor e tem a sua preferência, no meu caso o voto vai para Inglaterra, cuja admiração sempre foi grande. Por mil e uma razões considero a Premier League como a melhor do globo, bem à frente da concorrência.

Esta magia única da competição tem pairado mais uma vez na edição deste ano, é incrível o grande risco que acarreta qualquer previsão; titulo, Champions, Liga Europa e descida de divisão são grandes enigmas. Quem apostaria que o Manchester United perderia com o último classificado em casa? e que horas depois o City fosse abatido pelo Sunderland? Não é algo assim tão estranho, as equipas pequenas têm grande capacidade de roubar pontos às mais fortes.

Relativamente à discussão do título e como falta cerca de meio campeonato, é prematuro resumir-se a luta aos rivais de Manchester, os rivais de Londres também têm uma palavra a dizer, tanto Tottenham como Chelsea têm direito a entrar na batalha. Será interessante verificar até que ponto as provas da Uefa interferirão nesta corrida, os "spurs" livres deste "encargo" têm aqui uma vantagem em relação à concorrência, no entanto com o menor grau de exigência e motivação da L.Europa é previsível que os dois participantes não apostem muito nela. Deste modo são os "blues" quem tem o desafio mais difícil já que para além de estarem na quarta posição terão de se concentrar também na Champions

Em relação aos quatros lugares da Champions, só Arsenal e Liverpool têm "arcaboiço" para se juntar aos quatro da frente na disputa. Contudo, vai ser muito difícil para os dois rivais históricos chegar ao quarto posto, apenas uma continuação dos maus resultados de Vilas Boas ou uma baixa abrupta de forma dos homens de Redknapp poderá evitar uma inversão de lugares.

A luta pelo acesso à L.Europa é impossível de prever, a incógnita sobre os lugares disponíveis (variam consoante os finalistas das Taças internas) e a quantidade de equipas candidatas leva ao fracasso de qualquer previsão, porém Arsenal, Liverpool e Newcastle são os principais favoritos.

No que toca à descida de divisão jornada após jornada assiste-se a uma troca de posições, o Blackburn apesar de ser o "lanterna vermelha" só tem menos três pontos que o décimo sétimo e já mostrou como se ganha no terreno do campeão, também nesta batalha há um leque abrangente de equipas que podem fazer parte dos três derrotas, resta esperar para ver quem são os menos resistentes.

Teremos imprevisibilidade, acção, golos e emoção até ao fim porque sem sombra de dúvidas trata-se da liga "Special One".

Nenhum comentário:

Postar um comentário