segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O erro de Jesus

Esteve quase a tornar-se natalícia a saga invencível dos homens da luz, foram mais de 20 jogos sem conhecer o sabor da derrota enfrentando adversários como o Sporting, Porto ou Manchester United. A fava calhou ao Marítimo e ditou a eliminação das águias na Taça de Portugal.

Depois da semana muito complicada e exigente que obrigou a equipa a um grande esforço físico, Jesus decidiu descansar várias peças fundamentais do 11 e fê-lo em todos os sectores. Do outro lado estava uma formação a jogar em casa, com uma série impressionante de jogos sem perder e que ocupa o 4º lugar da Liga. Benfica a meio gás contra Marítimo super motivado, era este o prato forte dos oitavos de final da Taça.

A derrota dos encarnados tem de ser apontada a Jorge Jesus, pois neste jogo quem pecou foi ele. Será que o treinador benfiquista não sabia que os insulares jogavam em casa e estavam num excelente momento de forma? Foram demasiadas alterações para um jogo tão importante. A equipa sentiu a falta da consistência de Maxi, dos desequilíbrios de Aimar e da voz de comando de Javi; opção por 2 avançados também não foi a melhor, já que é mais adequada aos jogos caseiros ou contra equipas de pequenas dimensão.

A verdade é que Jesus não necessitava de nada disto, bastava ter trocado o Guarda Redes e mais uma peça (por exemplo Nolito por Bruno César). Apesar da exigência dos últimos encontros a equipa teve quase uma semana para recuperar os níveis físicos, e estava com os níveis anímicos em alta, há jogo com o Otelul a meio da semana e só no outro fim de semana recomeça a liga, Jesus podia muito bem ter guardado as poupanças para o jogo com os romenos, que mostraram ser uma equipa frágil com muito menos qualidade que este Marítimo, o Benfica joga em casa e só precisa da vitória para passar em primeiro, sendo que o empate ou a derrota terão como única consequência o apuramento em segundo lugar. É portanto um cenário propício para alterar a equipa e descansar os principais jogadores, dando mais de uma semana de descanso entre o jogo da Taça e o da Liga- novamente contra os madeirenses.

O treinador encarnado que tantas alegrias deu aos adeptos, ainda não conseguiu ganhar nenhuma Taça de Portugal (nem sequer se vice) o que dava uma motivação extra à equipa e principalmente a Jesus, que não vai querer relembrar a sua história no clube sem nenhuma Taça ganha. Sabendo que nesta competição derrota é sinal de eliminação são ainda menos compreensíveis as poupanças do treinador.

Os encarnados perderam bem e o Marítimo teve muito mérito, fica a curiosidade para saber como será o encontro da Liga, com um Benfica a jogar na máxima força (ou perto disso) teremos um excelente espectáculo de futebol em perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário