terça-feira, 10 de abril de 2012

Domingos versus Sá Pinto


 A troca de treinador trouxe muitas mudanças pelos ares de Alvalade, não interessa agora discutir os prós e os contras do sucedido, olhemos para o que de concreto e importante se alterou, a identidade de jogo da equipa..

 Domingos defendeu um estilo de jogo baseado numa pressão constante, com o objetivo de recuperar rapidamente a bola e soltar a velocidade do ataque, a identidade da equipa prendia-se com uma pressão relativamente alta e transições rápidas.

 Sá Pinto rege-se por princípios diferentes, vemos a equipa defender num bloco bem mais baixo que privilegia a posse quando se apodera da bola. É muito comum ultimamente, observar que apenas Wolfswinkel e Capel se posicionam na linha intermédia do campo para iniciarem a pressão, o resto da equipa defende na meio campo defensivo do Sporting.

 Qualquer uma das duas estratégias tem as suas potencialidades e dificuldades, que já foram expostas nos vários jogos da época, resta saber se o bloco baixo de Sá Pinto conseguirá finalizar com êxito o que a pressão alta de Domingos começou, e desse modo os troféus retornarem a Alvalade já esta época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário