quinta-feira, 1 de março de 2012

Um valor incalculável



 No último encontro antes da convocatória para o Euro 2012 Portugal defrontou a Polónia, e pouca gente se apercebeu da importância que esse particular teve para a nossa seleção. Muito mais do que uma partida onde se testaram novos elementos, ou se aumentou a coesão do grupo, a equipa de todos nós conseguiu o feito de inaugurar a majestosa casa que albergará a abertura do próximo Campeonato da Europa, o imponente Estádio Nacional de Varsóvia

 Na terça feira, foi noticiado numa publicação desportiva que grandes potências de que é exemplo a Inglaterra se tinham disponibilizado para inaugurar o recinto, mas a verdade é que o polacos rejeitaram todas as disponibilizações e optaram por convidar aquela seleção do cantinho da Europa, dizia a publicação que o povo de leste queria ver pela primeira vez naquelas terras Cristiano Ronaldo.

 O que se conclui deste argumento de escolha, é que CR7 tem uma dimensão tal que sozinho rivaliza com grandes seleções europeias, como é o caso da britânica. O português marca golos, faz a equipa jogar, ganha títulos, bate recordes, diz frases controversas, coleciona namoradas bonitas e faz capa de todo o tipo de revistas; resumidamente, é uma personalidade que dá que falar em qualquer lugar do globo. É ele o expoente máximo da divulgação do nome "Portugal" pelo mundo fora, com grandes vantagens para o país, tanto directas, como foi o caso deste particular, como indirectas, umas vez que todo o mundo ouvir constantemente o nome do nosso país é uma excelente forma de divulgação de inúmeros produtos portugueses (desde bens materiais ao turismo).

 Apesar de tudo, a seleção das quinas é muito mais que CR7, pois há já vários anos que conseguimos adquirir o status de seleção que pratica um excelente futebol e dá bons espectáculos seja qual for o adversário. E claro que nomes como Nani, Pepe ou Coentrão também muito contribuem para a visibilidade que a equipa "tuga" possui.

2 comentários:

  1. Ainda no outro dia um amigo meu comentava que esses nomes que referiste são os únicos de nível mundial que a selecção nacional apresenta. Vai ser muito difícil seguir em frente neste Europeu. Se o fizerem será um êxito. Convenhamos que Portugal tem uma dimensão futebolística francamente superior à sua dimensão populacional e terriotorial, e desse modo grande parte dos resultados desportivos nacionais dos últimos 15 anos têm que ser considerados sucessos. Mas claro, queremos ganhar uma comeptição, algo que ainda não aconteceu. Força Portugal! Força Benfica! Ganhamos amanhã.

    Bruno Antunes.

    ResponderExcluir
  2. Sim sim o nosso sucesso futebolístico dos últimos anos é um grande feito tendo em conta a nossa população, riqueza e localização e claro que apesar de haver seleções mais fortes que nós tenho esperança que façamos um excelente resultado.

    Um abraço leonino

    ResponderExcluir