Depois da selecção outro fim de semana ocupado, desta vez a competição foi a Taça de Portugal. Tenho visto várias críticas a esta opção de ficarmos 2 fins de semana sem liga, eu próprio já me estive a questionar se é vantajoso ou não.
Explicam os críticos que em nenhum outro campeonato europeu se fica tanto tempo sem liga (excepção feita ás paragens forçadas devido às condições climatéricas), argumentam que financeiramente é prejudicial para as equipas do principal escalão. e dizem que as pessoas querem é ver "bola a sério" e não jogos contra equipas de escalões inferiores onde se roda mais de metade da equipa.
Tudo isto é verdade, no entanto a outra face da moeda é bastante positiva e compensadora. A Taça é uma competição histórica e numa fase em que ainda estão várias equipas em prova, entre elas quase todas as principais ( 1º e 2º escalão), é justo que a competição possa ter um fim de semana só para ela. As equipas locais têm um dia de festa, com os seus (pequenos) estádios a abarrotar e uma receita que vale para o resto da época; os clubes dos principais escalões não precisam de se preocupar em mudar a equipa (há tanto tempo sem jogar os jogadores estão tudo menos cansados) e as 4 equipas "europeias" podem preparar os jogos europeus com calma e descansar os melhores.
Como não é algo frequente durante a época, ter a Taça ao fim de semana dignifica a competição e faz bem ao nosso futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário