quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A época do equilíbrio

Apesar do termo "3 grandes", tem sido raro encontrar um campeonato dividido a 3 até ao final, ou porque uns estão demasiado fortes e outros demasiado fracos, ou porque uns jogam com 10 e outros com 12, a verdade é que campeonatos equilíbradissimos foram sempre uma excepção na história.

Este ano é possível vislumbrar ao fundo do túnel uma disputa renhida entre os 3 mais poderosos do futebol português, é certo que nem 1/4 do campeonato foi jogado mas as previsões fazem-se com base em factos sendo um facto que Benfica e Sporting estão melhores este ano e que a diferença é apenas de 3 pontos- nas últimas épocas o Sporting tem-se habituado a diferenças muito superiores.

O Porto deixou de ser o bicho papão que amedrontava todos os adversários, a qualidade do seu futebol baixou -principalmente na vertente de controlo do jogo- e com isso aquele estigma de que quando entra em campo o Porto "mandão" vence de certeza o jogo, tem-se dissipado.

O Benfica por seu turno está a fazer o movimento inverso, a confiança está em alta e as sucessivas vitórias passam a pressão para o lado azul, complementado tudo isto -e como factor mais importante- as águias estão com um plantel muito mais diversificado e com um grau qualitativo bem superior ao da época passada -principalmente nas opções atacantes- o que mostra que a equipa de Jesus é perfeitamente capaz de ombrear com os dragões até Maio.

Como outsider surge o Sporting, apesar de se falar sempre numa luta a dois a equipa de Domingos está apenas a 3 pontos do 1º, e este está a mostrar uma equipa cada vez mais mecanizada e consistente. Sabendo que a qualidade do plantel está a anos luz ao da época passada, é bom para Benfica e Porto que comecem a preocupar-se um pouco mais com este Sporting -apenas para seu próprio bem.

Um Porto que tem Hulk ou Moutinho, um Benfica com mais soluções, e um Sporting com mais qualidade, são este os principais ingredientes desta época. O campeonato é que sai a ganhar e...que ganhe o melhor!


P.S-Não inclui o Braga neste post pois penso que os minhotos não conseguirão acompanhar este luta, por outro lado, será o ano de consolidação como o 4º melhor clube do pais.

3 comentários: