E pronto! Chegámos ao momento da época em que as qualificações substituem os campeonatos, tal como a selecções os clubes. Com mais de um quinto de época jogado é interessante verificar como anda a tabela classificativa nas principais ligas europeias. Fruto desta fase ainda inicial é difícil assumir quantos candidatos se mostrarão à altura destas longas travessias com perto de 40 paragens, apenas em Inglaterra os intervenientes do percurso estão claramente identificados, um mora em Londres, dois em Manchester - para efeitos da expectativa sobre quem serão os candidatos ao título a Liga Espanhola, pelos motivos que se sabem, não entra neste leque.
Se no defeso era bastante previsível uma luta bicéfala pelo trono da Premier League, com 7 partidas efectuadas o Chelsea tem mostrado o porquê de mais uma vez o seu presidente ter gasto milhões em reforços. Di Mateo está a conseguir aliar a consistência defensiva do final da época passada, com uma maior largura no campo. Os Blues defendem de forma eximia e têm um meio campo fortíssimo - Óscar e (principalmente) Hazard vieram ajudar muito - funcionando como o coração de toda a máquina azul, principalmente na vertente atacante já que compensa de forma exemplar as debilidades dos pontas de lança do clube.
O que os londrinos têm a menos os seus rivais possuem a mais, tanto o United como o City têm frentes de ataque fabulosas, ter Rooney e Van Persie, e Aguero e Dzeko na mesma equipa, inveja qualquer um; contudo para este ataque impressionante está uma defesa algo permissiva juntamente com um "miolo" do meio campo com algumas brechas, que por vezes desiquilibra o futebol dos dois gigantes ingleses.
A palavra chave tem sido consistência - capacidade das equipas em cometerem poucos erros e serem objectivas - é com (ou sem) ela que o Chelsea ainda não perdeu pontos e que os Manchester Clubs têm tido alguns acidentes de percurso. No entanto, com mais de 30 partidas para efectuar ainda muito vai acontecer, veremos quem conseguirá encontrar o melhor equilíbrio defesa/ataque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário