Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França e Portugal, são estes os primeiros campeonatos do ranking da UEFA. Têm todos em comum o equilíbrio no topo das respectivas tabelas classificativas.
AAA (sem nenhum perspectiva de baixa), é este o rating do equilíbrio no campeonato francês. Como acontece todos os anos (desde que o deixou de ganhar títulos) é muito difícil prever quem ganhará o troféu, Montpellier e PSG repartem a liderança Lille e Lyon seguem atrás (a 2 e 4 pontos respectivamente). Há uma luta a 4! Até podem surgir novos candidatos numa fase mais adiantada da prova (Marselha), nada de novo para um campeonato onde prever o campeão é tarefa de bruxo.
Por lados transalpinos a competição está a ser estranhamente equilibrada, habituados a ver os grandes de Milão conquistarem os títulos nos últimos anos esta época depara-mo-nos com Juventus e Udinese a comandar a prova seguidos pelo Milan e a Lazio, com um total de 2 pontos a separar o líder do 4ºclasificado. Este é o único campeonato onde vejo o equilíbrio como algo negativo, pois é sinónimo que não há grandes equipas verdadeiramente merecedoras do troféu. Muitos empates algumas derrotas e assim se vai assistindo a uma constante troca de posições nos lugares cimeiros. Longe vão os tempos em que Inter, Milan e Juventus eram verdadeiros "Papões".
Um pouco mais a Norte temos assistido a outra competição bastante equilibrada, com o Bayern à cabeça a liderança do campeonato alemão tem trocado algumas vezes de dono. O clube de Munique, o Schalke e os Borussias estão separados por apenas 4 pontos e nos jogos entre eles já mostraram que não há invenciveis, prometendo uma luta dura e emocionante até ao fim-embora na recta final penso que só um dos três aguentará fazer frente ao Bayern.
Nas terras de sua Majestade este é o ano da mudança, United e Chelsea passaram a ter um verdadeiro concorrente pelo titulo, o Manchester City. Os novos milionários têm 2 pontos de vantagem sobre os vizinhos e 7 sobre o clube londrino. Teoricamente 7 pontos não são sinal de equilíbrio nenhum, mas Inglaterra é um campeonato à parte em que a imensa competitividade das equipas médias causa muitos dissabores aos do topo da tabela.
Falta referir La Liga, um campeonato com um equilíbrio muito próprio, já que só existe entre Barcelona e Real, tudo o resto é secundário, esta época não tem sido excepção e a diferença ente ambos no máximo é de 3 pontos (dependendo se o Real ganhar o jogo que tem a menos). A diferença para o Valencia (3º) é de 7 pontos algo gigante numa liga com as características da espanhola onde perder pontos é algo que não consta no vocabulário das duas super-equipas.
Por cá 4 pontos separam o 1º do 3º e nenhum separar os dois da frente, é bom voltar a ver o campeonato competitivo sem diferenças abismais de 12 e 15 pontos. É seguro prever que será uma prova equilibrada até ao fim e o campeão até pode ser quem menos se espera...
As principais liga europeias só conseguem ser atractivas se tiverem como pano de fundo o equilíbrio na luta pelo titulo, este ano podemos estar descansados porque não temos campeonatos só até ao Inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário