quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O mandato de Bettencourt

Não chegou a 2 anos a vida de Bettencourt como presidente do Sporting, uma vida curta para quem falava em "forevers" e ambicionava voltar a colocar o Sporting na rota dos titulos.

Apesar de não acontecer muitas vezes, quando Bettencourt concorreu à Presidência a minha opinião era igual á esmagadora maioria dos sportinguistas, era o presidente certo para o Sporting voltar a ser o grande Sporting. Fazia parte da direcção no último grande momento da equipa (titulo 01\02) e teve um papel importante e meritório no grande trabalho dessa direcção, para além de que no momento da candidatura tinha vários nomes de peso a apoiá-lo; mas verdade verdade é que tudo isto falhou e o Sporting está agora pior, financeira e desportivamente, que há dois anos atrás, o clube regrediu em vez de evoluir.

Primeiramente há que referir um factor de extrema importância, a presidência é muito diferente de um cargo na direcção, o presidente tem de ter um projecto, assumir as decisões, impor-se perante todos os outros, dar a cara sempre que é preciso,etc. É ele o comandante do barco todo o resto são remadores (falando apenas da direcção), e sempre que as coisas correm mal e o barco encalha é ao comandante que são pedidas explicações e feitas as criticas. Para alguém chegar á presidência, precisa de ter estofo, pois aguentar todos os imprevistos e criticas que são naturalmente feitas não é para qualquer um.

Depois de passados quase estes dois anos vemos que Bettencourt não teve estofo para o cargo, pareceu sempre vulnerável ás criticas sem grandes ideias próprias, não conseguiu impor a sua voz num clube cheio de vozes, para além de que deu a cara muito poucas vezes para a quantidade de situações que aconteceram durante o seu mandato.

Outro handicap da sua presidência foram as transferências (aí a culpa é repartida por vários) tanto nas compras como nas vendas o Sporting não esteve nada bem. Falharam-se demasiadas contratações-Angulo, Caicedo, Torsiglieri, etc- e o dinheiro não é desculpa pois gastaram-se seis milhões para comprar um jogador que actualmente está emprestado, e apesar de se terem contratado alguns bons jogadores (Valdez ou Matias) não se conseguiu trazer ninguém que fizesse realmente a diferença. Nas vendas a tendência foi a mesma, Moutinho e Veloso renderam uns míseros 18 milhões aos cofres leoninos sendo que o primeiro ainda foi reforçar um rival.

É claro que nem tudo foi mau, há que referir que Bettencourt deu o máximo e liderou nos limites para fazer o melhor trabalho possível neste clube que ama mas a falta de qualidade que demonstrou não lhe deixou fazer melhor.

Bettencourt sai em baixa e criticado por todos os sectores leoninos, como presidente não me deixa saudade nenhuma mas espero que não se afaste do clube porque é um sportinguista apaixonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário