sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Grande expectativa
Porque este ano estão lá os dois últimos melhores jogadores do mundo e o grande candidado a ser o próximo, e para além de Kaka, Ronaldo e Messi também há jogadores que são o sonho de qualquer treinador como Ibrahimovic, Benzema,Iniesta,Villa,Xavi,Raul,Daniel Alves,Xabi Alonso,Fabiano e muitos outros.
E como não podia deixar de ser Barcelona-Real e vice versa vão ser os jogos mais aguardados do ano já que com quase toda a certeza uma destas equipas vai vencer a liga.
O Real conta com um estrondoso investimento em jogadores que são dos melhores do mundo nas suas posições, e com um treinador que apesar de ser chileno está há muito tempo em Espanha e tranformou o Vilarreal num clube bastante forte a nivel europeu.Mas demasiados jogadores novos podem ser prejudiciais para o entrosamente da equipa e muitas estrelas podem destabiizar o balneário, mas só com o tempo veremos as consequências desta grande aposta no mercado.
O Barça fez uma época de sonho e mantém o seu onze base (com muitas estrelas mas extremamente trabalhador) practicamente intacto pois a única grande baixa da equipa foi Eto'o mas por troca com Ibra, e apesar de eu preferir Eto'o, com Ibra os golos vão estar na mesma garantidos.Tem um treinador jovem mas que já não tem nada a provar pois já conquistou todos os grandes titulos, e que conhece muito bem a equipa pois jogou muito tempo no Barcelona e este foi o seu único clube enquanto treinador.A abordagem ao mercado foi curta mas lúcida e não foram precisos muitos jogadores novos, porque saíram poucos e a grande escola de formação do Barcelona permite-lhe ter vários jovens jogadores de grande qualidade no plantel, como Bojan Busquets e Pedro Rodriguez.
Depois existem três equipas que podem ser os outsiders pela luta ao titulo e que vão seguramente lutar pelas duas vagas na Champions,Valencia, Sevilha e Vilarreal (por esta ordem de favoritismo).
Estando feita a antevisão da luta pelo titulo esperemos que acima de tudo seja uma grande liga.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Está complicada a vida do Sporting
Tem de ir ganhar a Florença ou empatar por mais de dois golos, o que é muito díficil por cinco razões:
-porque a Fiorentina não sendo um "tubarão" do futebol mundial é uma grande equipa Europeia e a prova disso é que ficou em quarto no muito difícil campeonato Italiano (ficou á frente da Roma).
-porque a Fiorentina é uma equipa Italiana e como todas as equipas Italianas joga muito bem se tiver em vantagem, pois defende muito bem, faz as transições para o ataque muito rapidamente (tem dois laterais muito rápidos) e tem no ataque dois homens (Gilardino e Mutu) que são extremamente eficazes na hora do golo.
-porque o Fiorentina empatou 2-2 em Alvalade e por isso tem uma boa vantagem.
-porque o Sporting está num péssimo momento de forma e a consequência disso é ainda não ter ganho nenhum jogo oficial esta época,e todas as exibições que fez (exceptuando o jogo com a Fiorentina) foram paupérrimas.
-E por último porque o azar também tem batido á porta da equipa de Paulo Bento e por isso o Sporting não pode contar com Izmailov e Vuckcevic, que já eram baixas esperadas,e agora chega a noticia que Caicedo e Postiga estão lesionados e vão parar algum tempo deixando o Porting com poucas alternativas para marcar golos em Florença.
sábado, 22 de agosto de 2009
É este o nosso campeonato
O máximo de golos que foram marcados num jogo foi dois, o que é inadmissivel para um campeonato que procura ganhar prestígio a nivel mundial e que tem vários jogadores a serem seguidos pelos grandes colossos Europeus, e para juntar a isto ao final da jornada o lider (Braga) tinha uma diferença de golos de 1-0 pois foi o único a vencer na jornada.
Nesta 2ºjornada ainda só houve um jogo mas Olhanense e Leiria não conseguiram fazer mais que o 0-0 (o resultado mais comum da jornada anterior) por isso temo que este campeonato seja jogado "só para o empate" por parte das equipas que lutam pela manutenção.
É triste mas é o nosso campeonato.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Arbitragem vergonhosa
E a verdade é que mesmo com um golo sofrido no inicio estava a dar gosto ver o Sporting jogar, à excepção dos laterais toda a equipa estava a jogar bem, mas como o adversário era uma equipa de um dos campeonatos mais poderosos do mundo o árbitro tinha de deixar a sua marca e ajudá-los.
Como é possível que depois de agredir o Liedson o Gamberini não tenha sido expulso?Se o árbitro não tivesse visto o lance não dava nenhum cartão ao defesa-central, mas como lhe deu o amarelo mostra que viu o lance e teve medo de o explusar o que é revoltante.Para além disso no meio da confusão o Vuckcevic leva um amarelo, ora, se ele levou um amarelo todos os jogadores envolvidos na confusão também deviam levar.
E o que é curioso é que depois deste lance o árbitro começou a marcar umas faltazinhas que não existiam a favor do Sporting , o que mostra que o árbitro estava a fazer uma compensação e por isso viu que tinha errado (o que não muda nada).
Na segunda parte há uma falta a meio campo que pára um contra-ataque do Sporting, as regras dizem que neste tipo de lance o jogador tem de levar um amarelo, mas para grande curiosidade nossa como o jogador que fez a falta já tinha amarelo o árbitro decidiu ser amigo dele e perdoa-lo, prejudicando mais uma vez toda a nação sportinguista.
Uns minutos depois Vuckcevic marca o golo do Sporting e tirou a t-shirt como já tinha um amarelo foi expulso.Mas a minha pergunta é, foi justo o primeiro amarelo de Vuckcevic?Claro que não.
Eu não sei como vai correr o jogo em Florença mas se o Sporting não passar é muito por culpa deste árbitro tendencioso.
Benfica-Vorskla mais logo
O Vorskla apurou-se para a Liga Europa porque conquistou a Taça da Ucrânia (1-0 frente ao Shaktar) e neste momento segue em décimo no campeonato.O que podemos concluir com isto tudo é que o Vorskla é uma espécie de "Paços de Ferreira" mas da Ucrânia.
A equipa de Jesus contra o Maritimo mostrou que (mesmo contra uma equipa que estacionou o autocarro á frente da sua grande área) consegue criar várias oportunidades e só falta concretizar.
Com todos estes indicativos é provável que o Benfica consiga hoje um bom resultado.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Os particulares de Portugal
Eu penso que o Liechtenstein com a fraquíssima equipa que tem (muitos nem profissionais são), não vai colocar dificuldades a Portugal e o mais provável, é acabarmos o jogo todos contentes porque conseguimos golear, mas que na prática não vai servir de nada, porque se eles não nos conseguem causar dificuldades, nós não vamos poder ver e trabalhar os nossos pontos fracos e os particulares servem para isso mesmo, entrosar a equipa e melhorar nos aspectos em que a selecção tem mais dificuldade.
Por isso enquanto as outras selecções vão aproveitar os particulares, Portugal vai desperdiçar esta oportunidade um mês antes dos encontros que vão decidir se vai ou não ao Mundial.
Eu não pedia uma França ou uma Itália mas os dirigentes da federação podiam ter escolhido uma selecção melhor, como por exemplo a Bélgica,Suíça,Ucrânia (que são selecções médias a nível mundial) e muitas outras.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Que trajecto irregular
Hoje vou falar de um jogador que como sportinguista que sou, já adorei, já achei extremamente irritante e inutil, mas que neste momento estou a começar a mudar de opinião e a apreciá-lo outra vez.Penso que já se aperceberam que é Miguel Veloso.
Vi este jovem pela primeira vez a jogar na época 06\07 ,e foi no jogo contra o Inter (onde o sporting ganhou por 1-0) que me apercebi que ele era realmente um jogador acima da média.Com o passar de época mostrou mesmo que era um jovem cheio de qualidade (muito melhor que o seu antecessor Custódio)e não tardou a ser considerado uma das grandes revelações da liga e a ser blindado com uma grande clausula de rescisão.
Na época 07\08 também jogou muito bem e desde o inicio ao fim da época esteve sempre a ser falado no mercado internacional como possivel reforço de vários grandes clubes.
Falavam-se de propostas a rondar os 20 M, mas eu era da opinião que o Miguel só devia sair por um balúrdio tal qual como o Moutinho pois eram os dois essenciais para o clube, também era da opinião que nessa altura o Miguel conseguia bater-se pela titularidade em qualquer grande clube europeu.
Mas no inicio da última época tudo mudou, chegaram mais reforços e nos primeiros jogos o Miguel foi relegado para o banco além disso começou também a alinhar a lateral esquerdo.Como não gostava de alinhar naquela posição e de ficar no banco começou a fazer birrinhas e declarações para a imprensa onde dizia que não estava contente no clube e que queria sair, é claro que Paulo Bento não tolerou isto e por isso o Veloso quase não jogou na última época e os jogso que jogou só fez exibições tristes.Posto isto tudo começou a preocupar-se mais com o cabelo e com as passareles do que com a equipa.
As consequências disto foram más tanto para ele como para o sporting pois o clube perdeu um activo valioso e um jogador crucial na equipa e o jogador perdeu a oportunidade de se valorizar.
Portanto esta época começou e o meu maior desejo era que o Sporting conseguisse vender o Veloso nem que fosse por 10M (muito longe das propostas de outros anos) mas ao contrário do que eu imaginava ele deu muito bem a volta, calou a boca e decidiu voltar a jogar a bola, resultado, o Sporting ganhou um novo reforço e Veloso pode começar a valorizar-se outra vez.
Se ele não sair penso que este ano vai fazer uma grande época.